ciências naturais

Em minha visita a Madrid decidi procurar um museu de ciências naturais para visualizar soluções em termos de montagens e mobiliários e formas de abordar e expor itens de interesse científico. Fui ao museu de ciências naturais da cidade para conhecer o real gabinete de ciências.Frascos com espécimes em formol, microscópio portátil e suas laminas, fósseis, minerais, animais embalsamados, tudo junto e misturado. Para expor, vitrines com bases de madeira e cubas de vidro, estantes, mapotecas… foi possível ‘atualizar’ minha imaginação em relação a como minhas imagens e registros poderão ser mostradas ao término do projeto.

20170601_14165720170601_14174620170601_14384820170601_14511620170601_15483820170601_15532220170601_16021120170601_16114420170601_162515Nesse final de semana pude ir ver uma série de performances de Paulo Bruscky. Em maio do ano passado estive em seu ateliê por conta de um levantamento de obras que comporiam a exposição ‘artistas achados e apropriados’ dentro do projeto ‘Estou Cá’. Nessa visita ele contou sobre o processo de criação de parte de sua produção. Ele foi funcionário público durante toda a vida, e trabalhou um tempo em um hospital. Nesse período, em seus horários livres, fez experimentações com diversos equipamentos médicos, dos quais surgiram performances que resultavam em registros gráficos. Eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, radiografias, entre outros. 


Para ele, também interessa fazer esse casamento entre arte e ciência, utilizar equipamentos científicos/médicos com finalidade artística. Para mim, os métodos e materiais científicos carregam potenciais estéticos.

No final do mês agendei um encontro com uma professora de botânica do IB da Unicamp para aprender o preparo das lâminas histológicas e identificação das organelas das plantas que tenho utilizado nos anthotypes. Por que antes de subverter os materiais, processos e equipamentos científicos para finalidades artísticas é importante também saber o uso corrente dessas coisas. 

E eu quero ver cromoplastos 🙂

1 Comment

Deixe uma Resposta

