me mandaram plantar batatas: virou anthotype e experimentos com câmara lúcida

a pesquisa com anthotypes aguçou meu (ou me fez ter algum) interesse pela botânica. tenho investigado bastante as ilustrações científicas, que além da utilidade para estudos de profissionais da biologia, tem também um resultado esteticamente bastante apreciável.

nesse meu trabalho atual, gostaria de trazer um pouco dessa intersecção entre arte e ciência. além disso, os estudos que tenho feito, me levam a questionar o referente fotográfico (isso é assunto que desenvolverei num outro post e talvez num artigo). tenho experimentado desenhar a partir de câmara lúcida alguns vegetais e eventualmente utilizo seus pigmentos para colori-lo.

há uns meses plantei batatas-doces, pois sua folhagem é abundante e bonita. ela ‘pegou’ lindamente no vaso que fica sobre a minha mesa próxima da janela. as folhas são tantas que nem me senti penalizada por colher uma para experimentar fazer um anthotype diretamente sobre ela. o resultado é uma imagem em tons de amarelo (a parte que recebe luz) e um marrom quase preto (nas áreas protegidas), numa folha finíssima, frágil e translúcida. nesse final de semana fiz uma foto da folhagem da batata-doce (Ipomoea batatas) que foi adicionada num aplicativo de câmara lúcida para iphone. desenhei a folhagem com caneta técnica 005 e colori usando aquarela.

img_3821-1

batata-doce brotando no copo com água

img_4679-1

folhagem, já plantada no vaso.img_6151desenho realizado a partir de fotografia feita por mim, adicionada a aplicativo que simula câmara lúcida. caneta técnica 005 e aquarela.

img_6157

coloquei a folha sobre a mão para possibilitar visualizar a transparência da folha, depois de sensibilizada com a luz.

img_6156

à esquerda, anthotype sobre papel branco. a imagem fica em tons de amarelo e as áreas protegidas ganham tons de marrom escuro, quase preto. à direita, desenho feitos a partir de aplicativo de câmara lúcida, com caneta técnica 005 e aquarela.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s