da pesquisa com as plantas

entrei no mestrado agora no 2o. semestre de 2016. o projeto aprovado diz respeito à efemeridade nas experiências fotossensíveis (e não só) com pigmentos de plantas.

nesse primeiro semestre tenho deixado a pesquisa correr mais solta. tenho lido algumas dissertações, textos sobre semiótica (que estão relacionadas à disciplina que estou fazendo nesse semestre) e também livros que tratam dos assuntos: tempo, duração, efemeridade. ainda quero ler sobre coleta, arquivos e coleções.

visitei algumas exposições que de uma certa maneira se relacionam com a pesquisa. uma mostra que nunca tinha visto (apesar de ser permanente há um tempo) foi a coleção brasilianas. ali há riquíssimas ilustrações científicas (não só botânicas) de nossa flora e fauna local que ocupam toda a parede com pé direito duplo.

img_5595

e nesse sentido, a bienal está recheadíssima de trabalhos inspiradores nesse meu momento de pesquisa. incerteza viva.

senti vontade de retomar os desenhos utilizando a câmara lúcida. tenho o prisma neolucida que foi desenvolvido a partir de uma campanha de financiamento coletivo. quando ela chegou, confesso que senti bastante dificuldade no posicionamento do olho para a visualização da imagem. resolvi fazer uma tentativa com alguns aplicativos para celular e a coisa rolou muito muito bem. é uma coisa divertida mesmo de se fazer.

minha próxima empreitada será utilizar o pigmento daquilo que estou desenhando para colorir. vamos ver que outros caminhos possíveis essa ação me apontará.

Deixe uma Resposta

