eu esmago flores… e ensino as pessoas a esmagarem também…

 

fiz uma disciplina em 2010 com a luise weiss, na santa marcelina, que resultou num trabalho em anthotypes diretamente sobre folhas ‘apolo e dafne’ (falo mais desse projeto aqui, aqui e aqui). agora, 5 anos mais tarde, eu retomo uma outra variedade da mesma técnica, utilizando pigmento de pétalas de flores (e folhas, raízes, frutos…). me matriculei novamente numa disciplina da luise, na unicamp, afim de dar andamento à pesquisa. as aulas dela sempre são um espaço interessante de trocas, de diálogos e de investigação. durante o semestre ela me perguntou (e também para a lígia minami e a flávia fábio) se poderíamos oferecer oficinas dentro do curso dela. unimos nossas aulas pela aproximação com o universo da botânica, hora usando as plantas como material fotossensível no anthotype (simone wicca), hora usando registros de plantas como negativos para cianótipo (ligia minami) e ainda por último utilizando as folhas como matriz para impressões em cologravura (flávia fábio). batizamos o conjunto de oficinas de ‘jardim gráfico – fotografia, gravura e botânica’.

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propus ao grupo que fizéssemos experiências com plantas que eu ainda não tinha usado, para pesquisarmos juntos como elas reagiam à luz: tivemos hibiscos, mini rosas vermelhas, espinafres, amoras e beterraba.
interessante de fazer essa pesquisa em grupo é poder experimentar várias emulsões ao mesmo tempo e em maior quantidade (nunca tinha feito um copo de emulsão!). como todos estavam muito autônomos, quando me dei conta, já tinham emulsionado muitos papéis, com muitas camadas, o que resultava em um papel bastante pigmentado. receei não desbotar até a semana seguinte, mas… faria parte da experiência.
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papéis super pigmentados!

cada um levou para casa dois frames montados para deixar expostos ao sol!
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frames prontos pra receber luz solar

teve até uma ideia genial de um dos participantes. ele expôs os anthotypes no carro ao sol! é uma ótima saída para quem mora em apartamento onde o sol aparece somente em poucos momentos do dia. a recomendação é prender de modo que a luz não invada a parte das costas do papel, e deixar na parte mais ‘retinha’ do vidro, pra que fique bem em contato e dê pressão.
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foto do marcio elias, que expôs seu anthotype no vidro do carro.

algumas pessoas que moravam em cidades (ou em casas) onde o sol não colaborou resolveram deixar mais uns dias.
uma semana mais tarde, estavam lá, os lindos anthotypes do grupo!
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a livia deixou seu frame um pouco mais de tempo

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confesso que estava apreensiva de oferecer uma oficina onde eu tinha informações sobre a técnica, alguns meses de experiência no procedimento e até intuía algumas reações mas não sabia exatamente o resultado que teríamos, pois eram pigmentos que eu ainda não tinha utilizado. hoje eu penso que essa talvez seja a melhor forma de dar aulas: aprendendo e descobrindo junto.
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1 Comment

  1. Parabéns Wicca adorei saber sobre os pigmentos, clorofilas e suas variações de cores que literalmente revelam imagens e coisas sobre a botânica e a fotografia que eu não imaginava!
    Tomara que o papo com a Nair do Jd. Botânico de Sampa seja frutífera e novas técnicas quem sabe até com algas vermelhas possam se revelar viáveis e interessantes como essa viagem à Belém que você fez, adoro este portal da Amazônia, suas cores, sabores, frutos, essências, aromas,perfumes, ervas e temperos!
    Sem falar do visual fotográfico da região! Muito bonito seu trabalho de pesquisa! Sucesso! bjs Octávio

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