LABanheiro

logo nas minhas primeiras experiências com a camera viajante, quis utilizar filme orto. a minha ideia era poder revelar na bandeja, controlando o tempo de revelação por inspeção. usei umas folhas de filme gráfico ortolitocromatico que tinha guardadas e revelei em potes de sorvete, no meu banheiro.
achei aquilo tão divertido que comecei a ter ideias diabólicas quanto a isso.

2015/01/img_8980.jpg
de repente, uma coisa que sempre foi um ‘defeito’ do meu banheiro – não ter janela ‘para o mundo’, mas sim para uma coluna de ventilação no predio – passou a ser um benefício: a vedação da luz era muito mais fácil!
e olhando com cuidado para o meu banheiro, comecei a supor que até seria possível montar um ampliador logo em frente à privada. o espaço da pia era diminuto, nao caberiam 3 potes de sorvete e carecia de um certo malabarismo se quisesse fazer banho interruptor. usei uma mesinha, mas era muito desajeitado arrastar tudo pro banheiro toda vez…

2015/01/img_8981.jpg
medi um pouco mais e cheguei a conclusão que se eu instalasse uma tábua de passar poderia colocar 3 bandejas ali… daí fiz uma pequena alteração de mangueiras da privada para poder colocar um sifão e lavar as copias ali (antes estava lavando na lavanderia).
é tudo bué de apertado, mas… com isso poderia bater contatos das fotos em 4×5″ e também ampliar umas fotinhas em papel até uns 18x24cm.

2015/01/img_8985.jpg
2015/01/img_8984.jpg
a melhor coisa foi que ao comentar desse desejo de montar um LABanheiro em casa todos os amigos entusiastas da fotografia química já começaram a me oferecer coisas: ampliador, lentes, filtros, marginador, focalizador, tanques, espirais, químicos, papéis, luz de segurança… só comprei 3 coisas: timer, bandejas e bequer.

2015/01/img_8983.jpg
e comecei me aventurando ao bater contatos dos 4×5″, ampliar algumas pinholes que fiz com filmes gráfico.

2015/01/img_8982.jpg

2015/01/img_7367.jpg
e minha mais recente investida foi revelar filmes 120 e agora me preparo para ampliar uns retratos que ando fazendo com a rolleiflex.
2015/01/img_8696.jpg

2015/01/img_8884.jpg
um dia, falando com amigos fotógrafos chegamos à conclusão de que só não abandonou a fotografia analógica quem de certa forma nunca deixou de a utilizar. mas tenho conhecido fotógrafos nativos digital que tem se interessado por essa vida de salas de luz vermelha com cheiro a fixador… se é esse seu caso, espreite aqui: #FotoQuímica

Deixe uma Resposta

