Semana intensa.

Ainda é cedo para fazer uma reflexão mais abrangente sobre o projeto que a principio era o devaneio de uma, se tornou o sonho de seis e em seguida o desejo de muitos.
Mergulhei inteira, da cabeça aos pés, passando pela (in)sanidade mental. Passados todos os trâmites burocráticos necessários para fazer isso tudo acontecer (que as vezes nos ofusca a visão do todo), agora consigo observar novamente o motivador para nosso empenho. É lindo ver o projeto materializado. Ouvir a Paula Sampaio falar que uma limitação técnica (ela só tinha uma lente angular) fez com que ela ‘entrasse nas pessoas’ e o quanto isso foi transformador para o trabalho dela. Ficar divagando com Patrick Pardini, que em seu trabalho se coloca face a face com as árvores (uma relação de identificação e respeito), sobre como seria o som da floresta crescendo. Saber que as águas chamaram Elza Lima para conhecer melhor seus mistérios, que agora o rio deixou de ser cenário para se tornar personagem nesse trabalho recente. Ouvir o Miguel Chikaoka falando sobre o projeto com os pescadores do ver-o-peso, e que na técnica ‘pincel de luz’ (ou quimigrama) é como se o pescador pegasse um papel repleto de luz e escolhesse que luz quer revelar para o outro.
Estou bastante feliz. Isso faz valer tudo!

Anúncios

4 Comments

  1. Se trata de um projeto chamado ‘FotoAtiva Pará – Cartografias Contemporâneas’. A FotoAtiva é uma associação de fotógrafos de Belém do Pará (região norte do Brasil). O SESC São Paulo (onde trabalho) trouxe o trabalho de 43 fotógrafos da amazônia. A programação do projeto conta com uma série de conversas, cursos e mesas de discussão abertas ao público. Iniciei esse projeto fazendo o convite a FotoAtiva, e trabalhei bastante, agora estou muito feliz vendo a materialização de tudo. Dá-me sua morada (simonewicca@gmail.com) que lhe envio o material gráfico para saber mais. : )

  2. Apesar das tortuosidades do caminho, a concretização é realmente uma delícia de ver e sentir.
    Do pouco que acompanhei de perto + os relatos de outros participantes, muita riqueza e reverberação. Ouvir o Miguel falar e se colocar na posição de aprendiz traz felicidade e muita reavaliação.
    Bom compartilhar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s